segunda-feira, 22 de março de 2010

Ciclo de vida - Desova

Desova


    O termo desova é usado para indicar o momento em que os animais, no caso - a tartaruga marinha - depositam seus ovos. As tartarugas procuram à linha de preamar (nível máximo da maré) e acima desta linha colocam seus ovos. No momento da postura a tartaruga evagina a cloaca como mostra o destaque da figura 2. 

                                          Figura 1: Tartaruga desovando

                                          Figura 2: Evaginação da cloaca.

    A quantidade de posturas (numa mesma temporada) e de ovos depositados varia de acordo com as espécies. Já o período de incubação varia de 45 a 60 dias, sendo de 53 dias a média no litoral do Ipojuca – PE, segundo registros da Ecoasssociados.

                             Figura 3: Ninho de tartaruga marinha.


    Conforme os relatórios da Ecoassociados, as desovas no litoral do Ipojuca – PE ocorre entre outubro e maio, tempo no qual o monitoramento dos ninhos e das tartarugas é indispensável. Período em que os ninhos encontrados são marcados (com placas de identificação) e isolados, para evitar futuros transtornos como, por exemplo, veículos passar em cima do ninho.
 
                                             Figura 4: Ninho isolado e identificado com a placa da ONG.
 
      O ovo de tartaruga marinha é diferente. Se comparado a um ovo de galinha, lembra uma bola de ping-pong. Além disso, a casca é mais flexível e possui uma boa resistência.



Ecoassociados

PE 09, Km 0, Espaço Arena, Sala 03
CEP: 55.590-000 Porto de Galinhas – Ipojuca – PE
Tel.: 3552-1943 ou Cel.: 8744-4265
E-mail: contato@ecoassociados.org
Site: http://www.ecoassociados.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário